Diagnóstico
Por Dr. Juliano C. Ludvig e Dra. Luiza D. Perini
Médicos, Especialistas em Gastroenterologia
O diagnóstico da Dispepsia Funcional é baseado na história clínica (sinais e sintomas, dieta, outras doenças, cirurgias prévias, medicamentos, história familiar), exame físico e exames complementares. Não há nenhum exame específico para comprovação da dispepsia funcional, porém alguns exames, como exames laboratoriais, ultrassom de abdome e endoscopia digestiva alta podem ser solicitados para excluir doenças orgânicas que possuem os mesmos sintomas. Os exames complementares necessários são baseados nos sintomas, na idade do paciente e na presença de sinais de alarme.
O diagnóstico é de exclusão, sendo estabelecido após outras etiologias terem sido descartadas e é baseado nos chamados critério de Roma IV:
1. Presença de um ou mais dos seguintes sintomas:
a. Empachamento pós prandial.
b. Saciedade precoce.
c. Dor epigástrica.
d. Queimação epigástrica.
2. Ausência de lesões estruturais que possam explicar os sintomas.
3. Sintomas presentes nos últimos 3 meses, com início há pelo menos 6 meses.
A avaliação diagnóstica do paciente com dispepsia precisa ser individualizada com base nos sintomas, idade, presença de sinais de alarme, história familiar.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC