Objetivo
Por Dr. Juliano C. Ludvig
Médico, Especialista em Gastroenterologia
Induzir a Remissão: Fazer com que a doença em atividade fique controlada, sem sintomas.
Manter a Remissão: Uma vez controlada, que a doença permaneça controlada.
Cicatrização da Mucosa: Objetivo mais importante, conseguir cicatrizar as feridas, a inflamação no órgão.
Restabelecer e Manter Vida Saudável: Importante, resgatar e incentivar comportamento de vida saudável - alimentação, atividade física, abandono tabagismo.
Manter Qualidade de Vida: Reestabelecer um modo de vida de qualidade
Cirurgia: Utilizada muitas vezes para conseguir o controle da doença e de suas complicações.
Importante lembrar em relação ao tratamento da Doença de Crohn que deve-se seguir protocolos validados seriamente. Há várias entidades, organizações sérias, que estudam e avaliam medicamentos, exames, estratégias de tratamento, considerando benefícios, riscos e resultados. Exemplos desses são o ECCO (European Crohn’s and Colitis Organisation), AGA (American Gastroenterology Association), Grupo Canadense, Espanhol, entre outros. No Brasil, o GEDIIB - Grupo de Estudos das DIIs no Brasil é o órgão validade pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como a entidade não governamental responsável pelas diretrizes e orientações das Doenças Inflamatórias Intestinais.
As sugestões / protocolos publicados por estes órgãos se baseiam em que há mais de atual (há varias atualizações frequentes) em relação a medicamentos utilizados e que apresentaram, em estudos sérios e exaustivamente avaliados, benefícios no tratamento. Há vários outros medicamentos/estratégias sugeridas em estudos / sites /comentários principalmente na internet e que não estão nesses protocolos. Deve-se entender que há razões técnicas de não serem incorporados nos protocolos das entidades acima por alguma razão (sem resposta adequada/efeito adverso alto, etc).
Portanto, a sequência de medicamentos descritos abaixo são uma compilação das recomendações do ECCO/AGA/GEDIIB e outras entidades reconhecidas.
Dentro de várias linhas de pesquisa para tratamento da Doença de Crohn, o que mostrou ser mais efetivo e seguro até o presente momento são as medicações que tentam “segurar" o sistema imunológico descontrolado que está atacando de maneira errada as paredes dos intestinos/órgãos (que é base do mecanismo da doença). Dessa maneira, tem-se conseguido diminuir a inflamação e, por conseguinte, as lesões. Entretanto, temos que lembrar que o sistema imunológico tem a função de ser nosso sistema de defesa. Portanto, os tratamentos devem ser realizados e acompanhados de maneira regular, dessa maneira, os potenciais efeitos adversos, embora pouco frequente, são minimizados. Apesar disso, considera-se que ainda, o maior risco é a doença em atividade e suas complicações (perfuração/estenose/fístulas).
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC