Aspecto Clínico
Por Dr. Juliano C. Ludvig
Médico, Especialista em Gastroenterologia
Para melhor entendermos esse assunto, vamos analisar alguns conceitos importantes: A grande maioria dos pólipos do tubo digestivo são encontrados no esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso (cólon). Há formações polipóides na vesícula, pâncreas e canais biliares, mas devido a sua pouca frequência não abordaremos nessa revisão. São lesões que se apresentam de diferentes tamanhos, formatos e são formados por diferentes grupos de células, fatores esses que são usados na sua classificação. Sim, a melhor maneira de discutirmos pólipos é individualizar cada lesão, não considerando todos iguais!
Outro ponto importante é o conceito de evolução destas lesões. Como é estabelecido, a FAMÍLIA (tipo) do pólipo é definida pelas células que o forma e portanto, há pólipos completamente Benignos (a maioria), aqueles em que as células podem sofrer alguma mutação e ter potencial de se tornarem Malignos (não 100%) e por fim as lesões que já nasceram malignas (câncer). Por isso é fundamental sabermos qual FAMÍLIA de pólipo estamos avaliando e não generalizar!
Qualquer pessoa pode apresentar pólipos no sistema digestório, entretanto há diferentes tipos que são encontrados em diferentes idades, por exemplo. A grande maioria não apresentam qualquer sintomas, sendo encontrados em exames de Endoscopia ou Colonoscopia. Porém alguns podem provocar pequenos sangramentos e raramente sintomas de obstrução (pólipos gigantes). Baseado nesse conceito de poucos sintomas, a recomendação é que não se deve “aguardar” sentir algo para definir se a pessoa é portadora ou não de pólipos e sim seguir os protocolos atuais de recomendação de Vigilância por Endoscopia e Colonoscopia!
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC