Diagnóstico
Por Dr. Juliano C. Ludvig e Dra. Luiza D. Perini
Médicos, Especialistas em Gastroenterologia
O diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável é clínico e deve ser feito com base nos seguintes passos:
O diagnóstico é obtido pela história clínica e exame físico do paciente. Não há nenhum exame específico para comprovação dessa síndrome, porém alguns exames, como exame de sangue e fezes, endoscopia e colonoscopia, podem ser solicitados para exclusão de outra doença do trato gastrointestinal. Os critérios para o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável são baseados nos critérios de Roma IV e consistem no seguinte:
1) Dor abdominal recorrente
2) A dor abdominal deve estar associada a pelo menos 2 dos seguintes sintomas:
• Dor relacionada à defecação.
• Associada a mudança na frequência das fezes.
• Associada com mudança na forma (aparência) das fezes.
Podemos classificar a SII em 4 subtipos:
1) SII predomínio constipação (SII-C)
2) SII predomínio diarreia (SII-D)
3) SII mista (SII-M)
4) SII forma indeterminada (SII-I)
Classificação da Síndrome do Intestino Irritável de acordo com a escala de Bristol.
Dra. Luiza D. Perini é Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro da diretoria da Acelbra-SC (Associação Brasileira dos Celíacos de Santa Catarina). Também é membro da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e International Member of the merican Pancreatic Association (APA).
Dr. Juliano C. Ludvig é Médico, Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Especialista em Gastroenterologia Clínica pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG. É Coordenador Regional da ABCD - Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn. É Membro Titular do GEDIIB - Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil. É Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital Santa Isabel e Presidente do Centro de Estudos do mesmo hospital. Tem Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Também é International Member of the American College of Gastroenterology e International Member Of the ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC